MODA SUSTENTÁVEL: JOIAS CRIADAS COM DESTROÇOS DA GUERRA DO VIETNÃ

A Article 22 é uma empresa repleta de propósito, produzindo pulseiras, brincos e colares feitos com destroços de guerra encontrados no Laos. O país asiático foi massivamente bombardeado pelos Estados Unidos entre 1964 e 1973 durante a guerra do Vietnã, e além dos destroços das bombas que efetivamente explodiram, milhões de bombas permaneceram sem explodir tornando o país um verdadeiro campo minado.
 


 

Esse disruptivo projeto de upcycling da Article 22 conta com o apoio da MAG (Mines Advisory Group, especialista no desarmamento e desmontagem das bombas) e da Helvetas (ONG suiça), todos responsáveis pelo treinamento concedido aos artesões do Laos para que eles transformem o material bélico em incríveis joias feitas a mão.
 


 

[gdlr_video url=”https://vimeo.com/167309374″]
 

Os artesãos locais que trabalham para a Article 22 usam restos de bombas de alumínio que explodiram naturalmente ou de forma controlada. As peças são feitas à mão usando apenas a sucata de alumínio, pois o material possui um ponto de fusão mais baixo e pode ser trabalhado nos fornos de barro caseiros dos artesãos do Laos que participam do processo.
 



 

[gdlr_video url=”https://vimeo.com/84527451″]
 

Cada peça da coleção PEACEBOMB retorna para apoiar os meios de subsistência tradicionais dos artesãos locais, além de potencializar o desenvolvimento da aldeia, os esforços da comunidade e os esforços adicionais de desminagem.


 

Você também pode ajudar comprando as joias online (aqui). Sua compra contribui para retirar e limpar com segurança algumas das 80 milhões de bombas que não explodiram e que ainda contaminam as terras no Laos.

 
[fblike]
 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *