[gdlr_heading tag=”h3″ size=”30px” font_weight=”bold” color=”#000000″]Os Jogos Olímpicos é o auge para todo e qualquer atleta e também para testar novas tecnologias de produtos.
[/gdlr_heading]
O sonho em vestir a camisa do seu país, cantar o hino e subir no pódio vale todo esforço. Essa é a vitrine dos atletas e também se tornou um lugar para estrear inovações tecnológicas e testá- las.
Essas novas tecnologias surgem para melhorar o desempenho dos atletas em cada modalidade. Não é para capacitá- los e sim para facilitar, soando como um “empurrãozinho”. Se um tênis de acordo com o material utilizado e design for capaz de melhorar a performance em frações de segundos, isso pode ser decisivo para o ganho da medalha ou não. Em 2008, por exemplo, apareceram os maiôs LZR de corpo inteiro que alavancaram recordes mundiais. Foi super aprovado!
Eventualmente, essas inovações atléticas escorrem para lojas e ginásios em todo o país, para que possamos tirar proveito do aumento de conforto, desempenho e aerodinâmica.
Vamos checar o que as Olimpíadas 2016 ostentará na pista, na piscina e na net:
Fita elástica terapêutica da Nike usada em lugares estratégicos para fornecer suporte muscular e proporcionar movimento mais rápido e eficiente através do ar. Os pontos pretos são fundamentais pois a borracha em lâminas levanta e move o vento nas direções específicas do corpo.
Os mesmo pontos pretos aparecem em mangas e meias, de poliéster com a mesma finalidade.
Maiô LZR Racer X da Speedo, com alças cortadas a laser para garantir que ele fique plano contra o corpo (impedindo qualquer arrasto na água), e ajuda a melhorar a amplitude do movimento através dos braços. A costura que forma um X no tronco é para estabilizar o centro do corpo ao retroceder na água, a parte vertical é para ajudar a flexibilidade na frente ao fazer a virada na parede da piscina.
Cap Fatskin3 da Speedo, utiliza a tecnologia que a empresa chama de “IQfit”. Usando escaneamento 3D da cabeça, os pesquisadores podem fazer um ajuste preciso para que a touca de silicone alinhe com os contornos da cabeça do nadador. Quanto mais próximo o ajuste, menor a chance da água criar arrasto.
Fatskin3 Elite Goggles da Speedo tem um selo de óculos 3-D que garante que não entre água, e o revestimento anti-fog para evitar a formação de condensação. Ao ser usado junto com a touca, os óculos podem reduzir o arrasto na água de até 5,7%. Isso pode não parecer muito, mas pode fazer a diferença no final.
Capuz de aparência estranha criado para atletas de decatlo (competição de atletismo composta por dez provas), pela Nike Sports Research L. Com a finalidade de ajudar na recuperação mais rápida, esfriando a cabeça do atleta que é uma das partes mais sensíveis à temperatura do corpo. Você pode pensar no capuz como um ar condicionado altamente eficaz para o seu rosto. Suas camadas internas contém água fria, e o projeto tem como alvo a cabeça, o pescoço e as áreas ao redor dos olhos.
Spikes colocados ao longo da sola do sapato, impulsiona o corpo para a frente, o que os torna perfeitos para sprinters, cujo movimento para a frente é primordial. O spike ideal é uma estrutura dura, rígida, ajudando o pé bater no chão com mais força, enquanto ainda tiver energia. A disposição dos spikes na sola do tênis de corrida da Nike são modelados como estruturas geométricas da natureza, é quase um favo de mel. O resultado é algo delicado e poderoso.
Cores gradientes e brilhantes nos tênis da Nike são com referências nas asas de aves tropicais e insetos voadores. Uma alusão aos corpos dos atletas que estão em “vôo”.
Os protótipos teste dos sapatos foram feitos usando impressão 3-D. Nos produtos finais foi utilizado um material de plástico injetado.
As lentes dos óculos Nike Wing são destinadas a aumentar o fluxo de ar e reduzir a nebulização para atletas do atletismo. A lente ultra-light tem um pedaço de silicone no nariz e ao redor da cabeça que são resistentes à umidade, por isso eles não escorregam a medida que suar. São leves o suficiente para que não sinta nada no rosto.
Para jogadores de voleibol, ciclistas, jogadores de golfe, e triatletas, que tem que lidar com o sol na competição, o óculos Oakley bloqueia os raios de luz.
Lentes com tecnologia Prizm, a mesma tecnologia que a Oakley usa em seus óculos de neve e esqui. As lentes Prizm reduzem o brilho, mas também tem ajuste de cor que funciona como uma espécie de filtro de Instagram. Melhora o contraste e torna os objetos mais nítidos. No voleibol a bola que voa por cima da rede pode ser vista mais claramente contra o céu brilhante e obter a posição perfeita para cravá- la.
VEJA TAMBÉM:
NECKERCHIEF: A MINI TENDÊNCIA QUE ESTÁ CONQUISTANDO TODOS OS SEXOS
Fonte: Madeline Buxton
[fblike]