Como é o tecido antiviral que destrói o coronavírus

Nova tecnologia com propriedade antiviral para tecidos promete destruir 99,9% do vírus SARS-CoV-2 em apenas 10 minutos. Isso significa que as roupas poderão proteger contra a Covid-19.

Chamado de PROTX2 AV, o produto para tecidos testado em laboratório está sendo desenvolvido aos comandos de Giancarlo Beevis da Intelligent Fabric Technologies North America (IFTNA). Com o objetivo de desenvolver roupas antivirais para proteger do novo coronavírus. A partir daí os testes foram inúmeros. Após 6 semanas e milhares de dólares investidos foi possível alcançar o resultado desejado. Primeiramente o grande desafio foi ativar as propriedades antibacterianas em um tecido seco, capaz de inativar um vírus diferente de qualquer outro. Pois o SARS-CoV-2 se replica muito rápido e permanece por muito mais tempo na superfície. Inclusive esse tem sido o maior desafio mundial no momento. Não apenas na indústria têxtil, mas principalmente na área da saúde.
 

Como funciona o PROTX2 AV

Assim começou uma corrida de empresas de todo o mundo, para capitalizar essa tecnologia para os têxteis. Entre as principais aplicações estão em equipamentos de proteção individual, roupas militares, roupas para viajar e itens do dia a dia. A propósito a ação antiviral acontece dessa forma: o produto químico é aplicado durante o processo de acabamento do têxtil e ao penetrar na camada externa do vírus, destrói seu processo de replicação.
 

O Mercado Têxtil Antimicrobiano

Logo esse é o 1º químico antimicrobiano têxtil comprovado capaz de destruir o vírus da Covid-19. De acordo com os padrões da American Association of Textile Chemists. Que representa um grande negócio, pois as roupas antivirais tem sido a promessa em um futuro próximo. Uma vez que o mercado têxtil antimicrobiano está a caminho de ultrapassar US$ 20,5 bilhões até 2026.

Sobretudo a IFTNA não se limitou ao tecido antiviral. Também criou um aditivo de lavanderia tratado com a mesma tecnologia. E está produzindo seus próprios EPIs, além de lançar uma marca de roupas para viagens. Que estarão disponíveis em breve.

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *