Vamos falar um pouco sobre como os bio materiais agregam valor ao mercado da moda sustentável no Brasil. Desde que a adoção de atitudes eco amigáveis se consolidou como tendência, a ética e a sustentabilidade tem sido conceitos chave que guiam a inovação no desenvolvimento e produção de materiais para a indústria têxtil e do vestuário. E com o auxílio de novas tecnologias tudo ficou mais fácil. Hoje é possível viabilizar projetos de design que entregam soluções de consumo e descarte a partir de recursos biológicos mínimos e renováveis. Dessa forma grandes empresas e principalmente startups criam iniciativas que surgem para abastecer a indústria têxtil com soluções inovadoras.
Atenção as necessidades do mercado
Empresas e profissionais atentos ao mercado não medem esforços para explorar ao máximo o potencial de novas práticas sustentáveis. Uma delas é a utilização de materiais biodegradáveis e recicláveis, seja reutilizando aquilo que já existe ou produzindo algo novo que possa ser introduzido de volta na natureza. Nesse sentido, o mercado brasileiro caminha em direção a soluções mais sustentáveis enquanto é impulsionado sobretudo por designers e fabricantes que já entenderam a importância de seguir esse rumo. Certamente (e felizmente!) essa é uma estrada sem volta.
Lançamento de materiais alternativos e biodegradáveis
No Brasil grandes empresas passaram a investir em materiais mais sustentáveis para a indústria do vestuário. Como resultado diversas alternativas interessantes começaram a surgir. Um exemplo é a poliamida biodegradável desenvolvida pela Rhodia em parceria com a Amnibrasil. A Amni Soul Eco® é a primeira poliamida biodegradável do mundo. O material se decompõe em 3 anos se descartado corretamente. O Amni Soul Eco® já é utilizada por marcas de biquínis e bolsas, e também foi escolhida para compor o tênis sustentável da marca feminina de skate Mary Jane. O tênis After Skate Prototype foi projetado com o propósito de oferecer uma escolha mais sustentável para o mundo das mulheres skatistas. Do mesmo modo, seguindo a linha de inovação com fibras inteligentes e sustentáveis, a Rhodia e a ITM também lançaram no mercado o Tanguá Eco Fio, um tecido de alta performance, resistente e biodegradável. O lançamento do tecido contou com a participação da Skinquini. A marca utilizou o material para desenvolver uma coleção de bolsas.
O crescimento da Biotecnologia
Enquanto isso as startups de biotecnologia também avançam. Assim a startup carioca de biotecnologia Biotecam investiu na criação do biotecido Texticel a partir do cultivo de bactérias. Ao contrário do que todos imaginam as bactérias também são microrganismos benéficos. Nesse caso, elas são as responsáveis por tecer o Texticel. Ao porcionar os microrganismos e cultiva-los, eles são capazes de tramar o tecido. O resultado é um material ecológico, semelhante ao couro, biodegradável e compostável. O biotecido está disponível nas dimensões de 50cm x 30cm. Sem dúvida esse é um material com enorme potencial, principalmente nesse mercado cada vez mais voltado a adoção de soluções inteligentes e sustentáveis.
Apesar de ter sido desenvolvido para fins medicinais como um material para regenerar a pele, o biotecido Texticel chegou a moda. A marca carioca Movin demonstra sua vocação para a sustentabilidade ao utilizar o biotecido da Biotecam. Em seu design de roupas atemporal, a Movin também utiliza fibras orgânicas, tecnologia 3D e materiais reciclados e biodegradáveis. Tudo isso com o intuito de reduzir o desperdício. Dessa maneira a marca busca cada vez mais por novas alternativas e substituições que ajudem a alcançar um maior equilíbrio entre consumo e natureza.
Por fim, além de ajudar a preservar o meio ambiente, os novos materiais sustentáveis também trazem uma série de benefícios adicionais. Essas propriedades benéficas impactam positivamente nossa saúde e bem-estar. Propriedades antibactericidas, respirabilidade, absorção de umidade, são apenas alguns deles. Sem dúvida o futuro da moda e da indústria têxtil no Brasil continuará avançando de encontro a práticas mais sustentáveis e alinhadas aos anseios de um consumidor cada vez mais consciente e engajado.
Todas as imagens via Maryjane, Biotecam e Movin.