| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Criatividade > MODA MODULAR, UM CONCEITO INOVADOR E ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL

MODA MODULAR, UM CONCEITO INOVADOR E ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL

O popular compre 1 e leve 2 ou 3, 4,… Isso soa mais com queima de estoque mas é exatamente o contrário. É assim que se caracteriza a Moda Modular, um conceito que oferece quantidade de funcionalidades em uma única peça que tem como fator principal a qualidade. Qualidade de experiência de compra, qualidade em satisfação do cliente, qualidade na diminuição do impacto negativo que a indústria da moda tem no mundo.

 

Conceito e Estratégia

A modularidade é vista como uma solução de produto voltada a inovação e bem social. Essa é uma estratégia adotada para incentivar o consumo consciente prolongando sua vida útil. Afim de suprir as necessidades do cliente a moda modular visa maior economia através da customização. Dessa forma roupas e acessórios são desenvolvidos para serem usados de diferentes maneiras em um processo de transformação, retransformação até voltar para seu estado inicial. Por exemplo, um vestido com opções de trocar as mangas, ser usado como saia, blusa e até mesmo um colete. Portanto as possibilidades de edição são capazes de atrair mais olhares, intensificar o uso do produto e gerar um ciclo mais sustentável.

Consequentemente a moda modular utiliza menos tecido, consome menos água na produção e ainda assim proporciona mais opções e variedade no guarda-roupa. Sem dúvida esse método de criar roupas beneficia quem produz e quem consome.

 

Design e Criatividade

Contudo os princípios modulares são: o design, modelagem e formas, para que o sistema de adaptação se encaixe perfeitamente nas propostas disponíveis sem parecer improviso. Em outras palavras, explorar o vestuário com criatividade é fundamental tanto quanto os conhecimentos técnicos durante o processo de desenvolvimento das peças. Inclusive entre os fatores mais importantes na moda modular estão: qualidade dos materiais, ergonomia, manutenção da peça, consertos, ciclo de vida, reciclagem.

Sendo assim métodos como esse devem ser considerados quando pensa-se em inovar e adotar alternativas mais sustentáveis. Considerando que ainda colabora com o reuso, reciclagem, processos menos agressivos ao meio ambiente em uma circularidade na jornada do produto além de oferecer soluções.

 


 

Quer mais?

Fique por dentro das últimas novidades do mercado da moda e inove.

QUERO

 

You may also like
O FUTURO DO DESIGN: GUIA PARA ORIENTAR SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E ECONOMIA CIRCULAR
POR QUÊ A MODA PRECISA CADA VEZ MAIS DA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN?
COMO A RALPH LAUREN TRANSFORMOU SEUS PRODUTOS DIGITALMENTE
DIOR UTILIZA ESTAMPARIA BOTÂNICA COM ECO PRINT
LANTEJOULAS NATURAIS COM BIOTECNOLOGIA PARA MODA SUSTENTÁVEL
O BIODESIGN NA INOVAÇÃO PARA MODA SUSTENTÁVEL
TÊNIS DE POLIÉSTER 100% RECICLADO DA CONVERSE
TÊNIS FEITOS DE RESTOS DE CAFÉ E PLÁSTICO RECICLADO

Leave a Reply