INDÚSTRIA 4.0 NA MODA COM O ROBÔ QUE CORTA E COSTURA ROUPAS

Um robô capaz de costurar uma camiseta inteira sozinho com o intuito de diminuir a mão de obra humana na indústria do vestuário. Costurar sempre foi uma atividade exercida por humanos, no máximo com o auxílio das máquinas, e não vice e versa. Porém isso é coisa do passado, pois um robô foi criado para substituir o homem no processo de confecção de roupas. A startup Sewbo, localizada em Seattle, desenvolveu uma máquina capaz de cortar, medir, montar, alimentar a costura e finalizar as vestimentas por completo e sozinha. A diferença é que os braços da máquina não podem lidar com materiais macios e maleáveis, por esse motivo os tecidos são enrijecidos com Álcool polivinílico, que faz um reforço plástico que dissolve na água no processo final, não é tóxico, e é reutilizável.
 

[gdlr_heading tag=”h3″ size=”26px” color=”#ffffff” background=”#000000″ font_weight=”bold”]Assista ao robô da Sewbo trabalhando:[/gdlr_heading]

 
[gdlr_video url=”https://www.youtube.com/watch?v=sjjzo3c7b_8″]
 

Essa é uma nova era, em que a Robótica, Inteligencia Artificial e Internet das Coisas dão poder a Indústria 4.0 para que máquinas exerçam funções humanas por completo. Segundo o inventor da Sewbo, essa tecnologia permite a criação de roupas de alta qualidade, com custo baixo, em menos tempo. Lembrando que os custos de um funcionário efetivo na empresa, com todos os encargos, não é barato, reduzindo também questões trabalhistas. Com essa descoberta as fast fashions vibram, pois o processo de fabricação poderá se tornar ainda mais rápido. Mas em meio a tanta evolução tecnológica, por mais que seja incrível ver o rumo que o mercado caminha em busca de um produto acabado pela manufatura digital, como ficarão os milhões de trabalhadores da indústria do vestuário? Empresas já aderem ao uso da mão de obra automatizada, a Adidas por exemplo usa robôs para construir sapatos e produzir vestuário. O modo automatizado parece inevitável.
 

sew-4

sew-1

sew-3

sew-4

sew-6

sew-2

 
Via: Sewbo
 

[fblike]
 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *