A indústria da moda é considerada a 2ª que mais polui o mundo. São 62 toneladas de roupas consumidas por ano e apenas 20% são reusadas ou recicladas. Pesquisas apontam que o comportamento de consumo vem mudando em relação aos impactos causados pelas indústrias e aumentam as cobranças por transparência e responsabilidade no mercado. Pois é, o mundo muda, os comportamentos mudam, as demandas mudam e as empresas tem que mudar.
Desafios na Moda
Um dos maiores desafios na moda é o desenvolvimento sustentável. Esse setor se torna insustentável devido a complexidade da cadeia de suprimentos e aos impactos ambientais e sociais gerados. Com algumas das principais características da blockchain, como transparência e rastreabilidade, é possível prestar contas de todo esse ecossistema. Inegavelmente é um diferencial que os vanguardistas da indústria já podem oferecer aos seus clientes.
O próximo grande salto para uma moda mais sustentável
A partir do momento em que houver conexão de ponta a ponta em uma rede colaborativa, onde dados são registrados para garantir o uso de práticas sustentáveis e a origem dos materiais, cria-se valor a todas as partes interessadas e envolvidas . Assim a blockchain assegura um padrão de qualidade que preserva a integridade de empresas que querem reduzir seus impactos ambientais através de materiais eco amigáveis e/ou práticas sociais.
E não é só isso…
Alguns dos benefícios da tecnologia Blockchain para Moda Sustentável:
– Reciclagem eficiente e redução do desperdício.
– Melhor rastreabilidade e transparência de fatores materiais e sociais.
– Decisão de compra responsável.
– Segurança e confiança na cadeia de suprimentos.
– Marcas e consumidores engajados.
Entre muitos outros…
Por isso consideramos a tecnologia Blockchain uma ferramenta potencial para atingir também objetivos sustentáveis.
Quer saber muito mais sobre essa tecnologia e como usá-la? Participe do curso Blockchain para Moda. Não deixe de aprender sobre as últimas novidades do mercado.