6 Inovações digitais para a indústria fashion que você precisa conhecer.

Imagem Shop Obsess

Prepare-se para evoluir e aprimorar os processos e experiências do mercado da moda na era digital. Pois mudanças importantes estão ocorrendo na indústria e moldando cenários inovadores. Devido a digitalização e surgimento de startups líderes de serviços e ferramentas disruptivas. Assim o atacado, varejo e principalmente a experiência dos consumidores ultrapassam as barreiras entre os ambientes online e offline.

Sobretudo as principais transformações estão na gestão da cadeia de suprimentos, e-commerce e automação do atendimento. A maioria voltado a melhorar e inovar a experiência do cliente digitalmente proporcionando maior conexão e eficiência entre as marcas e seus públicos. Então conheça 6 soluções promissoras na jornada do consumidor:

Assistente Virtual de Compras.

A inteligência artificial dos assistentes virtuais de compras nos e-commerces tem aumentado cada vez mais para guiar o consumidor virtualmente 24h por dia. Para responder as dúvidas no ambiente online, fazer recomendações de acordo com o perfil de compras e estoque da loja, oferecer cupons de desconto, mostrar ofertas, oferecer planos e assinaturas. Tudo isso através de chatbots que acompanham o cliente em toda sua jornada pelas telas, como uma forma de gerar mais conversões rapidamente.

Compras com Realidade Aumentada.

A virada chave entre lojas físicas e virtuais tem sido criada através da realidade aumentada. Por exemplo, com grande destaque para o modelo de e-commerce 3D. Portanto agora é possível encontrar produtos através de reconhecimento de imagem, tanto quanto adquirir produtos com as medidas ideais ao submeter fotos de corpo inteiro. E por fim experimentar produtos digitalmente que são renderizados perfeitamente no corpo através de uma tela. Essa é uma tecnologia que oferece a oportunidade de visualização de produtos como nunca antes, misturando aspectos do mundo real e elementos virtuais, acessíveis no mobile.

Loja Virtual 360º.

A experiência de compra virtual acontece em um ambiente 360º, totalmente interativo e visual. Sem dúvidas pode ser comparado com um verdadeiro tour pela loja, quebrando a monotonia e encantando os visitantes com o design, efeitos e a facilidade de encontrar produtos, acessar informações e efetuar a compra. O que pode ser aplicado em qualquer website.

Showroom Virtual.

Essa ferramenta é voltada para o atacado, em que os compradores não precisam ter contato físico com as coleções. Pois em tempos de distanciamento social e mudanças nos modelos de lançamentos e compras, os showrooms virtuais se tornaram essenciais para as empresas de moda. Acima de tudo são incríveis espaços virtuais em 3D, criativos para storytelling de marca e ideal para apresentar coleções digitalmente indo além de catálogos e lookbooks em plataformas de pedidos B2B. Além de permitir uma análise abrangente de peças e efetivação de pedidos com segurança. Bem como acessível em qualquer lugar e a qualquer momento facilitando a eficiência e velocidade através do mobile ou browser, sem a necessidade de downloads.

Cadeia de Suprimentos Autônoma.

Em um mundo com alta demanda digital é necessário superar as expectativas do consumidor dentro do online e nos pontos de vendas. Sendo assim, ao inovar com uma cadeia de suprimentos autônoma é possível analisar e antecipar tendências de acordo com o comportamento do consumidor através de inteligência artificial, tanto quanto digitalizar operações do atacado, pedidos, agendamentos, distribuição, grade, gerar faturas, exportar planilhas digitais e fazer planejamentos com calendário para lojistas em uma única plataforma. Também é possível antecipar a demanda do consumidor nos pontos de vendas baseado em dados para garantir que ele encontre o produto que deseja onde estiver rapidamente, fazendo o deslocamento de estoque. E por fim a transparência, rastreabilidade e autenticidade da origem dos produtos através de sistemas sustentados por tecnologias como blockchain, IOT, IA, RFID que possibilitam o compartilhamento de informações com o consumidor. Além da implementação de sistemas gamificados de bonificação e logística reversa.

Atendimento Conectado.

Em primeiro lugar o objetivo é atender a qualquer necessidade dos clientes em qualquer lugar. Por exemplo, com comandos de voz, ao vivo, com ferramentas de tradução universal em tempo real, comunicação através de objetos pessoais como um espelho inteligente ou uma peça de vestuário conectada IOT, entre outras experiências phygital, garantindo a automação do atendimento pré e pós venda.

A Moda 4.0 é a evolução e reinvenção da moda pela digitalização no século 20. Que projeta cenários avançados e criativamente ilimitados com alternativas mais sustentáveis, visualização em instantes de qualquer lugar e operações com desempenho maximizado. Inclusive com investimentos direcionados a UX, UI, AI, IOT para enfrentar a concorrência. É importante também pontuar que grandes varejistas globais estão fechando e diminuindo o número de lojas físicas e se adaptando ao phygital. Pois o online está moldando o velho entendimento sobre compras físicas. Certamente o futuro próximo (que já vivemos) se refere à experiências mais pessoais, responsivas e satisfatórias. Baseadas principalmente em dados.

Definitivamente se for para ser escalável e rápido tem que ser digital.

Se você tem interesse em utilizar alguma das experiências acima para uma marca e varejo, entre em contato com a Divaholic aqui. Nosso time de consultores e desenvolvedores estão prontos para oferecer as melhores soluções criativas, inovadoras e tecnológicas para negócios e marketing de moda.

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *