Cinema, moda e tecnologia marcam a premiação de melhor figurino no Oscar 2019. O destaque foi para o filme Black Panthers (Pantera Negra) com seus trajes excepcionais e ricos em detalhes impressos em 3D, que renderam a estatueta de melhor design de figurino para a designer Ruth E Carter. Black Panthers retrata o reino fictício de Wakanda, na África, que passa por avanços de tecnologia e inovação em uma infusão de tradição africana com tecnologia moderna. Para exibir essa estética vanguardista que ronda a história dos personagens e suas tribos, a escolha foi certeira – Impressão 3D – que excepcionalmente entregou minuciosidades relevantes ao figurino. O filme de super heróis africanos com cenas de ação da Marvel contou com trajes desenvolvidos com tecnologias avançadas e surpreendeu pela alta precisão, flexibilidade e resistência das peças. Nessa missão criativa e inovadora a designer e arquiteta Julia Koerner, com experiência em impressão 3D para produtos e Alta Costura, colaborou com Ruth E Carter criando padrões afro-futuristas e utilizando seu know-how em estruturas 3D complexas projetadas por algoritmos em softwares de arquitetura.
Toda a moda high tech que pode ser vista em Black Panthers é baseada em elementos culturais tradicionais africanos e reforça a identidade dos personagens através de jóias, armaduras e adornos inspirados em diferentes regiões da África. Um prato cheio para a impressão 3D, ideal para a missão por suas características naturais e fortes raízes no design de jóias e acessórios. As peças impressas em 3D foram produzidas pela empresa belga Materialize, com a tecnologia de sinterização seletiva a laser.
A notável evidência da força da impressão 3D aparece no figurino da personagem Queen Ramonda, com seu manto flexível de renda africana sobre os ombros que parece ter sido feito a mão, quando na verdade foi gerado parametricamente por algoritmos em um computador. O isicolo, chápeu usado por mulheres casadas na África, ganhou uma releitura com referência de coroa composta por lindos padrões em linhas perfeitas que só a impressão 3D poderia proporcionar. O material utilizado nos adereços é a poliamida PA12, ideal para o design de moda e figurinos, e muito adequada para ter contato com a pele.
Ao conquistar o prêmio da categoria “Best Costume Design” do 91st Academy Awards, o filme Pantera Negra fortalece as novas tecnologias no cenário do figurino e da moda. Até mesmo durante a entrega do Oscar a designer de figurino responsável, Ruth E Carter, fez jus a premiação e vestiu “a camisa” usando um colar impresso em 3D, desenvolvido exclusivamente por Julia Koerner para a ocasião. Fica claro nesse projeto que a multidisciplinaridade é fundamental para alcançar bons resultados, reunindo as melhores referências, as mais eficientes técnicas, materiais, processos e pessoas.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de tecnologia 3D print aqui.
Todas as imagens Matt Kennedy- Marvel – Disney – Black Panther Costume Design – Ruth E Carter. Todos os direitos reservados.