Veja como a impressão 3D com cera é utilizada no design de joias.

A impressão 3D com cera é um método eficaz para criar joias finas e super detalhadas em metais preciosos como ouro e platina. Para produzir uma peça metálica é necessário um molde onde o material líquido será depositado para tomar a forma do design da joia ao endurecer. Dessa forma as impressoras de cera 3D são ideais para desenvolver moldes complexos e intrincados. Por outro lado esse procedimento não é utilizado para a fabricação de produtos finais. A tecnologia é apropriada apenas para moldes altamente detalhados.

impressão 3D com cera Imagem: Solidscape, Platinum Award, Alvaro Larrosa Furst

impressão 3D com cera Imagem: Solidscape

O primeiro passo é criar o design do acessório no software 3D. Posteriormente a impressora é preparada para iniciar o processo de impressão. De acordo com o design criado, a máquina produz um modelo do acessório em cera. Depois de finalizado o acessório é colocado em uma solução líquida para dissolver o material de suporte solúvel. Assim que o molde endurece ele é aquecido para a cera derreter a ponto de deixar um espaço vazio internamente, onde o ouro ou qualquer outro material líquido será injetado na fabricação final da joia.

impressão 3D com cera Imagem: Solidscape

Certamente a impressão 3D com cera possibilita uma série de inovações, pois tem a capacidade de produzir uma infinidade de detalhes e padrões variados. Assim podemos desenvolver moldes que permitem transformar o “impossível” em realidade.
Imagem: Solidscape- Fish ring

Todas imagens Solidscape. Todos os direitos reservados.

Para mergulhar no universo tecnologia vestível acesse os nossos cursos de inovação e tecnologia voltados para as últimas tendências do mercado. Aprenda a integrar tecnologia em produtos, explore os wearables, ofereça experiências além de produtos, aprenda programação básica e tenha contato com novos materiais. Saiba mais aqui.

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *