QUANDO A ARQUITETURA E O DESIGN DE MODA SE ENCONTRAM

Quando a arquitetura esbarra com a moda só tem a somar na criação de formas, estruturas e estilos distintos, revelando grandes projetos de design. Como diria Coco Chanel: “A moda é arquitetura, é só uma questão de proporção”. Assim como na moda, é possível encontrar na arquitetura diferentes estilos: minimalista, formas orgânicas, construções complexas, mistura...

Quando a arquitetura esbarra com a moda só tem a somar na criação de formas, estruturas e estilos distintos, revelando grandes projetos de design. Como diria Coco Chanel: “A moda é arquitetura, é só uma questão de proporção”. Assim como na moda, é possível encontrar na arquitetura diferentes estilos: minimalista, formas orgânicas, construções complexas, mistura de cores, etc. Além do mais, toda projeção inicial do design, nas duas áreas, começam por pesquisas, referências, solução de problemas, estética, criação, esboços, modelagem, cálculo exato das medidas do espaço e movimento (do corpo ou do ambiente), escolha de diferentes materiais, construção e acabamento. As inspirações arquitetônicas já foram referências para muitas marcas de moda e estilistas, veja como isso pode ser feito e as comparações:

 
 
Issey Miyake


 

O olhar do designer japonês Issey Miyake e do arquiteto Kengo Kuma que se cruzam e revelam muita semelhança.
 
 
Chloé


 

O fascínio pela arquitetura islâmica, da diretora criativa Clare Waight Keller, influenciou na estética da Coleção Chlóe 2016, com elementos exagerados da arquitetura árabe e padrões infinitos mais comuns no Oriente Médio.

 
 
Fabryan


 

A marca contemporânea britânica, Fabryan, inspirada na arquitetura de Gaudi, mais especificamente em La Sagrada Familia em Barcelona, desenvolveu uma coleção de lenços que levam as referências das formas orgânicas e do mosaico de cores do templo católico que é destaque na arquitetura modernista catalã.

 
 
Yasutoshi Ezumi


 

O designer traz referências de grandes nomes da arquitetura como Eames e Frank Gehry. Em uma das coleções, Yasutoshi utilizou o mesmo processo criativo que Frank Gehry utilizou na estrutura de suas maquetes de papel, como se fosse um drapejado.
 
 
Kowtow: Inspiração japonesa


 

A inspiração vem do arquiteto japonês Tadao Ando, que tem seu estilo arquitetônico caracterizado por grandes áreas abertas dando enfase ao “nada”. Interior de concreto, espaços vazios, muita beleza e simplicidade com sua estética de design minimalista. Menos é mais, e partindo desse princípio a Kowtow criou estampas com perspectiva de sombra e luz natural, e reflexo de edifícios em água que são elementos comuns no trabalho de Ando.
 
 

United Nude


 

No design de sapatos da United Nude o sapateiro britânico Galahad Clark se juntou com o arquiteto Rem D. Koolhaas para a criação de uma linha de sapatos arquitetônicos.

 

Abaixo algumas criações da moda que podem ser comparadas a construções arquitetônicas:
 
 

 
 
[fblike]
 

[gdlr_heading tag=”h2″ size=”26px” color=”#000000″ font_weight=”normal”]APRENDA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL ARTESANAL E MILENAR JAPONESA- OFICINA PRÁTICA DE SHIBORI ECO FRIENDLY #ECOLAB [/gdlr_heading]

 
[gdlr_heading tag=”h2″ size=”26px” color=”#000000″ font_weight=”normal”]APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH [/gdlr_heading]

 

[gdlr_heading tag=”h2″ size=”26px” color=”#000000″ font_weight=”normal”]TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH [/gdlr_heading]

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *