| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Design > ELA É INTELIGENTE E SENSÍVEL: JAQUETA JEANS ACARICIA AS COSTAS DO USUÁRIO #FASHIONTECH

ELA É INTELIGENTE E SENSÍVEL: JAQUETA JEANS ACARICIA AS COSTAS DO USUÁRIO #FASHIONTECH

Sentir as costas sendo massageada, esta é a sensação que a jaqueta sensível causa em resposta ao toque.


 

Aparentemente só mais uma jaqueta jeans daquelas convencionais, com um design bacana para a nova temporada, só que é muito além disto, ela é inteligente, ou seja, há tecnologia incorporada na peça, e nesse caso ela colhe informações do meio e interage com o usuário.

Desenvolvida pela estilista holandesa Pauline van Dongen, a jaqueta chamada Issho, possui fios condutores tecidos, perfeitamente e imperceptivelmente, na trama do jeans, que conectam os sensores com partes motorizadas. O tecido foi criado em parceria com a marca Italdenim, e é um material que pode ser lavado a máquina.

Mas agora você deve estar se perguntando: Ah legal, mas como isso funciona? Bom digamos que o cérebro da Issho é um microcontrolador que há nela. Ele liga ao sentir que a jaqueta está sendo vestida, e assim que os sensores registram algum toque pela roupa, um componente integrado reage e libera “leves soquinhos” na região superior das costas. Podemos compará-la ao tato, sistema sensorial do corpo humano que permite sentir o mundo exterior através do toque: os neurônios (sensores) enviam informações para o cérebro (microcontrolador) referente ao contato com a pele (com a roupa), e então o cérebro interpreta e reage (aciona os motores).
 
 

 


 
 

A jaqueta revelada no Festival SXSW 2017 em Austin, é unisex e foi projetada com modelagem envolvente, colarinho alto para aumentar a sensação de segurança e zíper na parte inferior das costas para expandi-la se desejado. Toda a ideia nasceu da possibilidade de melhorar a relação do corpo com o ambiente do dia a dia, através da tecnologia vestível, tecendo fios condutores no tecido para alcançar um nível mais alto de inteligência.
 
 

 
 

“Issho motiva o usuário a estar mais consciente e presente através das sensações experimentadas ao usar a jaqueta.”- Pauline van Dongen

 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES- OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE- #FASHIONTECH


 
 

 
 
 
 

Fonte: Pauline van Dongen
Imagens: Sharon Jane D.

You may also like
VANS DESENVOLVE COLEÇÃO DE TÊNIS SENSORIAIS PARA AUTISTAS
10 MOTIVOS PARA INVESTIR EM PRODUTOS COM IDENTIDADE DIGITAL
E-COMMERCE DE MODA 3D É UMA POTENTE TECNOLOGIA PARA VENDAS ONLINE
SAIBA TUDO SOBRE O TECIDO INTELIGENTE DO GOOGLE ADOTADO POR GRANDES MARCAS
COMO A RALPH LAUREN TRANSFORMOU SEUS PRODUTOS DIGITALMENTE
JAQUETA INTELIGENTE COM CONTROLE DE TEMPERATURA DA XIAOMI
DIOR UTILIZA ESTAMPARIA BOTÂNICA COM ECO PRINT
LANTEJOULAS NATURAIS COM BIOTECNOLOGIA PARA MODA SUSTENTÁVEL

Leave a Reply