[gdlr_heading tag=”h3″ size=”30px” font_weight=”bold” color=”#000000″]Customização de roupas via app está transformando o trabalho do designer e visa o futuro da moda.[/gdlr_heading]
Na Knyttan, a fábrica do futuro, o cliente cria a peça a ser comprada podendo ser uma malha, jumper e/ ou cachecol, que são customizados via aplicativo web.
A empresa trabalha com diferentes designers que criam ” guias de estilo” os quais os clientes podem customizar via app, encomendar e comprar. Kate Moross, designer gráfico britânica, por exemplo, criou variedades de estampas geométricas para a marca, que os clientes podem manipular de diferentes maneiras (direção, angulação,…), mover ao redor da parte da imagem que mais gostou, aumentar detalhes, trocar a combinação de cores, fazendo com que cada alteração crie diferentes peças.
Alun- Jones, co- fundador da empresa, diz: ” Enquanto a moda está tradicionalmente relutante à abraçar novas tecnologias, o sucesso do mercado está forçando a indústria a levar a customização em massa a sério.”
Após a loja da Knyttan abrir e mostrar o funcionamento do processo, as pessoas perceberam e entenderam que esse pode ser o futuro da moda, e será um grande impacto no jeito dos profissionais da área trabalhar.
Os designers estão começando a definir guias de estilo ao invés de fazer peças acabadas, explica Jones. A questão é: o que é fundamental para a sua marca e o que você está disposto à deixar para trás?
Abordar esses fatores irá afetar todos os designers em todos os níveis da indústria. Até mesmo os grandes como Karl Lagerfeld ou Vivienne Westwood que tem o domínio e controle do mercado, estão também procurando criar algo novo para seus clientes.
A máquina de malhas, usada para produção é industrial e básica, produz de 20% à 25% das roupas ao redor do mundo, e o segredo para torná-la adequada para a customização, é o software.
” A razão para essas malhas customizadas não terem acontecido antes é que as ferramentas que existem de design de moda são velhas, de 1980, 1990 estilo CAD.” ” Nós desenvolvemos uma nova peça de software que permite em um minuto fazer um jumper vermelho e azul e no próximo minuto fazer um cachecol branco e verde, sendo possível produzir um fluxo de peças totalmente diferentes”, explica o co- fundador da empresa.
[gdlr_text_align class=”center” ][gdlr_heading tag=”h3″ size=”26px” font_weight=”bold” color=”#000000″]”Enquanto a moda está tradicionalmente relutante à abraçar novas tecnologias, o sucesso do mercado está forçando a indústria a levar a customização em massa a sério.”[/gdlr_heading][/gdlr_text_align]
Os clientes podem ir à loja física da Knyttan, a Somerset House ou podem comprar online. No momento que é feito o pedido, isso é convertido em um código para a máquina, que leva 20 minutos para produzir um cachecol e em torno de 1h e meia para um jumper (que é tricotado em inúmeros pedaços), e após esse tempo eles estarão prontos para serem entregues.
Dezeen e MINI Frontiers em conjunto exploram como o design e a tecnologia estão trabalhando juntos para moldar o futuro.
O vídeo foi filmado na loja da Knyttan, na Somerset House em Londres.
Fonte: BOF
[fblike]