VIAJE POR INCRÍVEIS PAISAGENS NATURAIS TECIDAS A MÃO

A referência criativa indispensável de hoje é a artista visual argentina Alexandra Kehayoglou (Buenos Aires, 1981) e suas incríveis obras e instalações tecidas a mão, elevando os têxteis a um novo patamar de arte. Um trabalho visualmente carinhoso, reconfortante, e inspirador. Seus processos de produção unem arte e artesanato, criando trabalhos que são verdadeiras obras...

A referência criativa indispensável de hoje é a artista visual argentina Alexandra Kehayoglou (Buenos Aires, 1981) e suas incríveis obras e instalações tecidas a mão, elevando os têxteis a um novo patamar de arte. Um trabalho visualmente carinhoso, reconfortante, e inspirador. Seus processos de produção unem arte e artesanato, criando trabalhos que são verdadeiras obras de arte funcionais, nas quais os materiais, a técnica utilizada e o espectador estão intimamente conectados.
 


 

Em 2014, Alexandra Kehayoglou criou uma colaboração importante com o designer belga Dries van Noten, desenvolvendo um tapete de cinquenta metros inspirado em Ophelia, de John Everett Millais. A instalação têxtil foi usada pela primeira vez como uma passarela na Paris Fashion Week e, mais tarde, como um lugar para os modelos descansarem na coleção feminina da Primavera de Van Noten.
[gdlr_video url=”https://www.youtube.com/watch?v=bv12948fE8U”]

 

Todas as peças são feitas com materiais excedentes da fábrica da família Kehayoglou, que fabrica carpetes e tapetes industriais há mais de sessenta anos. A tecelagem é feita por máquina (handtuft pistol), que a artista manipula sobre quadros verticais, a fim de tecer, ponto por ponto, o trabalho final. O processo de produção é árduo e longo, exigindo muito esforço físico e uma técnica muito precisa. O repertório de Alexandra Kehayoglou vem principalmente de suas memórias de paisagens nativas. Cada trabalho é único, com uma textura, tecelagem e paleta que não se repetirá. Entre as exposições que participou estão: Borderline – Miniartextil, Textile Museum, Varese, Italy (2017); Tissage/ Tressage…quand la sculpture défile, Villa Datris, L’Isle sur la Sorgue, France (2017); Borderline – Miniartextil, Le Château du Val Fleury, Gif sur Yvette, France (2017); The Sunshine Eaters, Ontario College of Art & Design University, Toronto, Canada (2017); NGV Triennial, National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia (2017); 27th International Exhibition of Contemporary Textile Art, Arte&Arte Associazione Culturale, Como, Italy (2017); Art in Art, Museum of Contemporary Art MOCAK, Krakow, Poland (2017); The Veterans, Dio Horia – Contemporary Art Platform, Mýkonos, Greece (2017); Wall to Wall: Carpets by Artists, MOCA Cleveland, USA (2016); No Longer Creek,, Design Miami/ Basel, Basel, Switzerland (2016); Glacier, Human Nature, Chamber NY, New York, USA (2016); Pastizal DVN, PMQ – The Qube, Hong Kong (2015); Pastizal DVN, Berlin Gallery Weekend, Berlin, Germany (2016); Senderos, Journeys of the South at Friday Late Nights, Victoria and Albert Museum, London, UK (2016); Pastizales, Praxis International Art, Buenos Aires, Argentina (2012); About Change, World Bank, Washington, USA (2011); Troqueles vaca, Praxis International Art, Buenos Aires, Argentina (2008).
 


 

O trabalho de Alexandra Kehayoglou tornou-se conhecido como um protesto contra o desmatamento e a devastação, e por seu apelo à conscientização ambiental. Segunda ela, é também uma advertência contra a extinção do deserto, assim como uma voz forte para mudar uma sociedade complacente que não parece suficientemente preocupada com as drásticas mudanças climáticas provocadas pela intensa presença da humanidade na Terra.
 

 

Todas as informações e imagens Alexandra Kehayoglou. Todos os direitos reservados. Veja mais aqui. Siga no Instagram aqui.

 
[fblike]
 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *